o processo produtivo capitalista proporcionou diversos benefícios e malefícios para a sociedade. mas a principal mudança provocada por esse modo de produção foram as econômicas e as políticas. esse processo gerou uma ampla desigualdade social, em que diversas pessoas se encontraram em uma situação de vulnerabilidade. por conta disso, foram criadas diversas políticas públicas e diretrizes que objetivaram equilibrar as questões sociais e econômicas. nesse período foi desenvolvida a teoria do liberalismo econômico por adam smith. essa ideia se fundamenta no princípio de que o estado não pode interferir nos aspectos econômicos de um país, já que a economia deve ser regulada pelos interesses da população. em relação a essa ideologia, analise as assertivas a seguir.
Respostas
Resposta:
O gabarito da questão afirma que são corretas apenas afirmativas II e III, mas há diversos problemas com a questão. Alternativa D.
I, por exemplo, é verdadeira de acordo com a perspectiva dos liberais, que vêem este modelo econômico como o mais adequado neste sentido (o que é negado por outros autores).
II seria falsa dentro da perspectiva liberal, pois se existe livre mercado (como defendem), ninguém, em tese, controla a economia.
III seria verdadeira para alguns liberais e não para outros, e seria falsa na perspectiva crítica, que vê o liberalismo como uma precarização dos serviços sociais.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta correta. Um dos principais princípios da teoria do liberalismo é gerar riqueza para determinada. Essa ideologia é regulada pelos grandes empresários e comerciantes, já que o Estado não possui poder de intervenção em relação aos aspectos econômicos.