A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência a insulina. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome Metabólica. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP). O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), o que sugere também o termo síndrome de resistência à insulina. Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
Respostas
respondido por:
8
I, apenas.
A síndrome metabólica consiste em um conjunto de fatores de risco que tem como principal manifestação em um indivíduo e que aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e diabetes. Baseando-se na resistência à ação da insulina.
Para o tratamento não-medicamentoso da síndrome metabólica é o mais recomendado e consiste na correção do excesso de peso, do sedentarismo e a falta de uma alimentação adequada.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás