• Matéria: Pedagogia
  • Autor: AliceSLopes702
  • Perguntado 7 anos atrás

Educar na diversidade exige um direcionamento para o estudo de práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e a diversidade nas salas de aula. Devem ser considerados dois importantes eixos na formação e atualização dos profissionais: o primeiro refere-se ao conteúdo e o segundo, à forma de desenvolvê-lo. O programa curricular dos cursos de formação de professores prioriza o estudo das deficiências quanto às suas caracterizações e condições específicas. Esse programa mantém o modelo conhecido da Educação especial, que sobrepõe a formação do especialista à formação do professor comum. Nessa configuração, os conteúdos parecem apontar para a falta de temas pragmáticos no processo de ensino e aprendizagem; a ausência da articulação entre educação especial, rede de apoio e o ensino comum, e a carência das dimensões da perspectiva inclusiva. São visíveis no currículo as falhas de conteúdo relacionadas aos serviços de apoio inseridos na escola, à integração com a família, ao papel dos gestores, à gestão da sala de aula, etc. Fonte: Educação inclusiva: desafios da formação e da atuação em sala de aula. Disponível em:;. Acesso: 25/09/2017. Com base no texto avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Um dos maiores desafios dos gestores educacionais é levar o professor a reconhecer o seu papel no desenvolvimento humano, atuando como mediador do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem e superando o preconceito e qualquer forma de exclusão. Uma das formas de vencer este desafio é investir no profissional da educação. PORQUE II - A formação continuada oferece subsídios para que o professor possa repensar suas práticas pedagógicas criando novos caminhos para uma ação docente que realmente atenda a uma educação inclusiva. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I. b. As asserções I e II são proposições falsas. c. A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II, uma proposição verdadeira. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I. e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II, uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
5

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.  

A educação inclusiva baseia-se na capacidade dos educadores em reconhecerem a diversidade, promulgando o respeito e a tolerância, sobretudo em suas próprias práticas pedagógicas.

Diante disso, é preciso que invista-se em formação continuada, a fim de que os próprios educadores sejam capazes de se atualizar e capacitar cada vez mais.

Perguntas similares