Um mundo como o atual, em que a tecnologia ocupa posição-chave, produz pessoas tecnológicas, afinadas com a tecnologia. Isso é bem racional: será mais difícil iludi-los na sua própria área, e isso pode ser transferido para o âmbito mais geral. Por outro lado, a atual atitude para com a tecnologia contém algo de irracional, patológico, exagerado. Isso está relacionado com "o véu tecnológico". As pessoas tendem a considerar a tecnologia como algo em si, como fim em si mesmo, como uma força com vida própria, esquecendo-se, porém, que se trata do braço prolongado do homem. Os meios são fetichizados, porque as finalidades são encobertas e arrancadas do consciente humano.
Segundo o autor, as pessoas se tornam dependentes da tecnologia ao conferir importância exacerbada à ideia de
a) comunicação instantânea.
b) conhecimento científico.
c) dominação da natureza.
d) bem-estar individual.
e) progresso técnico.
Respostas
respondido por:
1
d) bem-estar individual.
O homem criou uma relação de dependência da tecnologias, como se a vida somente fosse boa graças a ela. Então para a maior parte das pessoas ela significa bem estar individual, e isso demonstra que ela tem sido endeusada pelos homens.
O autor tenta nos fazer entender que a tecnologia está a nossa favor e não o contrário e isso deve ser entedido por todos, ela sim pode garantir o bem estar, mas somente quando entendemos que ela serve a nós e não nós a ela.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás