A grande busca do pensamento platônico consiste em desvendar a lógica do universo. Platão considerava que devemos passar o conhecimento para as futuras gerações. Se preocupou, como seu mestre Sócrates, a repassar o saber e educar os jovens. Para ele o conhecimento deve ser acumulativo e desvendar o Universo. Em sua obra, “O Mito da Caverna”, o pensador resumiu muito do que considerava a verdade, o saber.
Considerando o pensamento de Platão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O conhecimento se adquire apenas pela observação do que se passa a nossa volta. Somente a aparência deve ser considerada relevante. Não há nada por trás das aparências.
PORQUE
II. A aparência não corresponde a essência das coisas. Ela é apenas o que observamos, mas a verdade está no que move e justifica a aquilo que podemos ver, sentir, experimentar. A verdade está na lógica do Universo que não se denuncia no que observamos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: d assertiva 1 está incorreta e a 2 está correta.
O conhecimento para Platão, não origina apenas da observação, mas sim, de uma investigação profunda que devemos fazer sobre o que nos é apresentando. Dessa forma, as aparências podem nos enganar nos trazendo a sensação de que sabemos o que estamos fazendo, ou o que estamos escolhendo, quando, na verdade não sabemos e somos enganados por nossa ignorância. Por isso, é preciso ir além das aparências para que possamos descobrir a verdade sobre as coisas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás