Na Unidade II estudamos o pensamento Aristotélico sobre a Metafísica. Um do temas principais de sua Metafísica é sobre o Primeiro Motor. Segundo Rafael (2005):
“O Primeiro Motor ou Motor Imóvel é responsável pelo princípio do movimento dado na causa eficiente ou final. O Motor é o que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o Primeiro Motor é a causa do movimento das estrelas e das esferas celestes. Ele é necessário; existe de um único modo e não pode ser de outro; é eterno, incorruptível e imóvel. Necessário, porque os seres movidos necessitam de um movente que os mova. Eterno, pois não foi criado e se encontra dentro da eternidade de movimento e tempo que são eternos. Imóvel, devido ao fato de o movimento exigir uma força infinita que não possa provir dos entes, mas é causa última do movimento dos entes. Incorruptível, pois não possui a matéria que é passível de corrupção. Ora, conclui Aristóteles, é impossível que ele tenha sido gerado ou que venha a corromper. Ele deve ter existido sempre.”
Tomando como base o texto acima e os estudos realizados na Unidade II sobre a Metafísica Aristotélica, assinale o que for verdadeiro sobre o que vem a ser “ato”:
Alternativas
Alternativa 1:
é o que é e o que poderá vir a ser;
Alternativa 2:
é o que é;
Alternativa 3:
aquilo que a coisa é;
Alternativa 4:
aquilo que é ou subsiste;
Alternativa 5:
é a causa primeira.
Respostas
Sobre a Metafísica Aristotélica e a ideia do Primeiro Motor:
Alternativa 5: é a causa primeira.
Aristóteles desenvolveu a ideia de primeiro motor imóvel, isto é, a causa não causada, identificando o primeiro e último motor do mundo, o Ato Puro com o Bem. Esse Ato não é nada em potência, nem é a realização de potência alguma.
Este conceito foi amplamente utilizada por Tomás de Aquino que relacionou o conceito de motor imóvel à ideia de Deus, esse primeiro motor como a causa primeira de todas as causas, a origem de tudo e que não teria sido originada de alguma coisa.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Porque na pergunta esta questionando sobre o ATO, ou seja "é o que é"
Tomando como base o texto acima e os estudos realizados na Unidade II sobre a Metafísica Aristotélica, assinale o que for verdadeiro sobre o que vem a ser “ato”:
é o que é;
é o que é;
a resposta correta corrigida pela banca