Nos últimos tempos têm esquentado o debate sobre o uso da tecnologia na educação. De um lado, estão os defensores de que, se bem utilizados, gadgets, softwares e aplicativos podem engajar os nativos digitais e aprimorar o processo de aprendizagem, tratando cada estudante como indivíduo e não impondo um ritmo e um conteúdo padronizado para todos. Do outro, estão os aliados de um ensino mais tradicional, com livros didáticos densos, aulas expositivas e anotações manuscritas no caderno, um modelo pedagógico que precisa ser preservado para combater o déficit de atenção causado pelo uso intenso do celular, o acesso excessivo às redes sociais e o tempo desperdiçado vendo vídeos no YouTube. Colocar a tecnologia como principal e única protagonista frente aos desafios enfrentados pelas escolas nos dias de hoje para educar esta geração pós-Internet me parece um equívoco, assim como refugar todos estes recursos e ignorar que estamos trabalhando com uma geração de nativos digitais.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Tecnologia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Analisando fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que
Alternativas
Alternativa 1:
o ensino tradicional deve ser o único modelo pedagógico a ser aplicado ao processo de aprendizagem, pois o uso de tecnologias não agrega conhecimento.
Alternativa 2:
o modelo pedagógico que contempla o uso de tecnologias não apresenta nenhuma relevância para o processo de aprendizagem.
Alternativa 3:
existe uma dicotomia sobre o uso da tecnologia na educação, mas é preciso uma articulação entre o ensino tradicional e o que contempla a tecnologia.
Alternativa 4:
o uso de livros didáticos, as aulas expositivas e as anotações manuscritas são recursos desnecessários no ensino tradicional.
Alternativa 5:
as tecnologias devem ser os principais recursos para o enfrentamento de desafios pelas escolas no processo de aprendizagem.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
respondido por:
62
Resposta: Alternativa 3:
existe uma dicotomia sobre o uso da tecnologia na educação, mas é preciso uma articulação entre o ensino tradicional e o que contempla a tecnologia.
Explicação:
lcdossi:
alternativa 3
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás