1) Não é uma regra geral, mas em alguns casos a vida pessoal dos autores expressa-se nas obras que produziram. Um filósofo moderno, que teve uma vida pessoal bastante conturbada e aventureira, imprimiu à sua obra a centralidade do sentimento, dos impulsos naturais, o que está presente, por exemplo, em Devaneios de um caminhante solitário, livro escrito na fase final de sua vida. Outro filósofo moderno, bastante comedido e sistemático pessoalmente, produziu, entre outras obras, Princípios metafísicos da doutrina do direito. Respectivamente, de quais autores o texto está a falar? Alternativas: a) Locke e Rousseau. b) Rousseau e Kant. c) Kant e Rousseau. d) Kant e Locke. e) Locke e Kant.
Respostas
É correta a alternativa B.
Rousseau buscou, durante toda a sua vida, afastar-se da sociedade (que via como a razão de toda a miséria e sofrimento dos seres humanos), alternando períodos de total isolamento com períodos de vida nômade, tendo morado em diversas cidades e exercido as mais diversas profissões.
Já Kant viveu durante toda a sua vida na cidade Konigsberg, vivia de maneira bastante metódica (de tal modo que, dizem, os habitantes da cidade o usavam como referência para saber que horas eram) e propôs um modelo igualmente sistemático e padronizado para compreender o mundo.
Resposta:
1 – b) Rousseau e Kant.
2 – e) idealista transcendental.
3 – a) o dever.
4 – c) é necessário ao Estado tolerar todas as religiões
Explicação:
Aap2 corrigido pelo AVA