gradativamente, a classificação dos povos a partir da raça foi perdendo espaço nos círculos acadêmicos e começa a ser substituída pela noção de etnia. [...] originária do grego ethnos (povo), ela é um conceito que abrange os aspectos socioculturais, históricos e identitários de um povo. dessa forma, ela pode ser entendida como um complexo populacional que têm histórica ou mitologicamente a mesma ancestralidade laai, t. antropologia e cultura brasileira. (e-book unidade2). considere o texto acima e seus estudos sobre o tema e analise: i. a etnia afirma que a herança genética de todos os homens é a mesma e por isso não se deve considerar diferentes raças humanas. ii. a antropologia cultural invalida o conceito de diferentes "raças humanas". atualmente ele é utilizado apenas na linguagem do dia a dia, no senso comum. iii. etnia se caracteriza um conjunto de crenças, língua, cultura, visão de mundo e, na maioria das vezes, território. iv. existem etnias distribuídas em diversos países e etnias que constituem nações.
Respostas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
A etnia está mais relacionada com fatores territoriais e similaridades culturais do que com a herança genética em si.
A especie humana não possui variabilidade genética suficiente em suas diferentes etnias para serem consideradas como "raças" diferentes.
O povo brasileiro é formado por vários povos e "raças" diferentes, é uma população muito miscigenada, sendo formada em sua maioria por pardos, poucas pessoas possuem uma descendência unica de apenas uma etnia.
Resposta:
Correta III e IV.
Explicação:
Resposta Correta:
Correta III e IV.
As heranças genéticas são diferentes, mas não são suficientes para classificá-las em raças. A diversidade genética é substancial à sobrevivência da espécie humana. A classificação de seres humanos em raças ainda é utilizada tanto no senso comum quanto em estudos produzidos na área das ciências biomédicas.