Em regiões serranas, as estradas geralmente sao bastente sinuosas e a subida é gradual, raramente ocorrendo em linha reta. Explique o porquê disso.
Respostas
Resposta:
Isso se deve à diminuição da aderência do carro à pista, frente à elevada inclinação dessa via.
Explicação:
A estrada íngreme pode ser compreendida, de modo simplificado, como um plano inclinado, como o representado na imagem em anexo.
Perceba que, nesse tipo de plano, a força peso do bloco pode ser decomposta em duas parcelas: uma responsável por tornar propícia a descida do bloco () e outra graças à qual o bloco se mantém em contato com a superfície ().
Essa segunda força pode ser calculada a partir desta equação: , em que é o peso do bloco e é o ângulo referente à inclinação do plano.
Já que é um ângulo do primeiro quadrante, quanto maior for seu valor, menor será seu cosseno. Consequentemente, quanto maior for o valor de , menor será , a força que mantém a aderência do bloco à superfície.
Pensando agora que um carro cumpriria o papel desse bloco em circunstâncias reais, quanto maior fosse a abertura de tal ângulo, isto é, quanto mais íngreme é a pista, menor é a aderência do veículo a essa estrada. Por conseguinte, capotamentos tornam-se mais propícios.
Daí a importância de reduzir a inclinação das pistas, por meio da instalação de vias mais sinuosas e com inclinações mais suaves.