Segundo definição do "Dicionário de relações étnicas e raciais", o termo preconceito vem do latim prae, antes, e conceptu, conceito, que pode ser explicado como um conjunto de crenças e valores aprendidos, mesmo não havendo nenhum contato ou experiência compartilhada anteriormente, podendo ser um fenômeno individual ou social.


No Brasil, a questão étnico-racial tem estado em pauta nos últimos anos, em debates sobre políticas afirmativas, tais como as cotas para universitários e as ações de combate ao preconceito racial.

I - O Brasil foi frequentemente descrito como o país da democracia racial, no qual a miscigenação entre índios, brancos e negros teria produzido uma convivência pacífica entre todos, independentemente de raça ou cor.

II - Um dos problemas ao tratarmos das cotas raciais e´ definir quem tem direito a elas. Essa questão esta´ relacionada a` própria constituição do debate étnico-racial no Brasil e ao modo como, ao longo da história, as definições raciais usaram aspectos mais fluidos e descritivos, que remetiam a` cor, do que a divisões categóricas das pessoas em grupos raciais bem-definidos.

III - Na sociedade, em geral, muitos dos que se posicionam contra as políticas de cotas argumentam que, para esse sistema existir, e´ necessário um posicionamento racial no qual as pessoas, querendo ou não, seriam obrigadas a escolher um grupo de cor ou raça, o que levaria a uma divisão mais radical da sociedade.

Assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA:

Selecione uma alternativa:

a) Apenas a afirmativa I está correta.

b) Apenas a afirmativa II está correta.

c) Apenas a afirmativa III está correta.

d) As afirmativas II e III estão corretas.

e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: alyssonvenom
2

Resposta:

b) Apenas a afirmativa II está correta.

Explicação:

respondido por: ninaboop1
0

Resposta:

Resposta correta: Letra E: As afirmativas I, II e III estão corretas.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas similares