• Matéria: Sociologia
  • Autor: davidsad3009
  • Perguntado 7 anos atrás

Durkheim criou o conceito de "fato social" e Max Weber , dentro da proposta do individualismo metodológico, desenvolveu o conceito de "ação social". Karl Marx, por sua vez, teve como principal suporte teórico o conceito do "materialismo histórico". De forma sucinta, explique em que consiste cada uma das abordagens destes sociólogos e como as mesmas podem ser utilizadas para dar um maior entendimento sobre a realidade social.​

Respostas

respondido por: winederrn
2

Materialismo Histórico

Evidencia a explicação dos fenômeno por meio de fatos materiais, principalmente aqueles decorrentes dos contextos social e econômico. Desse modo, Marx pregava a ideia de que os fenômenos eram baseados no poder.

Exemplo prático do Materialismo Histórico:

Falar que a desigualdade social é causada pela maldade das pessoas mais poderosas ou mais ricas (donos das empresas).

Ação Social

Basicamente, a Ação Social pode ser compreendida como uma ação realizada pelo indivíduo que tem como base as demais pessoas presentes na sociedade.  

Como exemplo prático de ação social, podemos destacar:

o almoço com a família aos domingos. Na realidade, este é um exemplo de Ação Social Tradicional (com base nos estudos de Weber), onde o indivíduo pratica um ato com base na sua cultura (que envolve hábitos e costumes).

Espero ter ajudado.

Perguntas similares