Respostas
Resposta:
Geograficamente, os astecas ocupavam a região do atual México, tendo sua capital na atual cidade do México (capital).
Já os incas habitavam do planalto andino, especialmente na região que hoje é o Peru.
Os maias foram uma civilização que se estabeleceu em territórios que hoje fazem parte do México e da Guatemala.
Obviamente, esses povos não desapareceram, mas se miscigenaram e continuam sendo um grupo étnico importante em cada um dos países citados.
Em termos gerais, as epidemias europeias mataram mais de 90% da população indígena da América, contribuindo para a destruição de suas culturas. Tanto na colonização / invasão de povoamento ou de exploração, eles invadiam a região, matavam os índios quando não conseguiam escravizá-los (prática que continuou com a independência dos Estados Unidos, conforme relata o livro "Enterrem meu coração na curva do rio"). Fingiam paz por um tempo e logo depois voltavam à guerra, utilizando-se de armas modernas, técnicas de guerra, doenças (por exemplo, enviavam aos índios cobertores para o frio que haviam sido usados por doentes de sarampo, varíola, dentre outras).
Aliado a isso, os europeus apresentavam uma tecnologia bastante superior aos nativo americanos, bem como estratégias de guerra amplamente acumuladas durante as lutas contra os mouros na guerra da reconquista.
Além disso, houve uma dominação cultural, pois os indígenas passaram a acreditar que isso se devia ao deus dos europeus ser mais forte que os deles, de modo que houve a desestruturação de muitas sociedades indígenas e a conversão em massa em busca de salvação contra as epidemias e, em parte, por isso, até hoje, a maioria da população que habita a América é cristã.