Texto informativo sobre o impacto cultural das migrações no seu estado ( Sergipe, Bahia, Pernambuco, Alagoas).
Concepções e informações sobre a cultura.
Respostas
Ao longo de sua história, o estado de Pernambuco recebeu inúmeros povos imigrantes: portugueses, espanhóis, holandeses e até mesmo ingleses. Dessa forma, a convivência com diferentes povos, junto com os escravos negros africanos e os nativos ameríndios moldou Pernambuco.
Vale ressaltar que, junto com a então capitania de São Vicente, o estado de Pernambuco foi, durante a divisão Brasil em capitanias hereditárias (1534), um dos núcleos sociais mais importantes do Brasil Colônia. Isto contribuiu para que a população se tornasse relativamente heterogênea com relação a outros estados do Nordeste.
Além disso, existem inúmeros marcos arquitetônicos que denotam das raízes imigratórias, como a Avenida Conde da Boa Vista e a construção da primeira ponte pedagiada entre a Ilha do Recife e a Ilha de Santo Antonio no Recife, trazidas com o primeiro planejamento urbano, pelo alemão João Maurício de Nassau.
Até mesmo nos esportes podemos encontrar a presença de outras culturas, como no tradicional hóquei sobre patins, que chegou em Pernambuco na década de 1950 como conseqüência da imigração portuguesa.
Dessa forma, através da convivência com diferentes povos imigrantes, Pernambuco foi moldada em diferente áreas com pequenas influências culturais trazidas de outros lugares.
Espero ter ajudado, bons estudos.