Respostas
Resposta:
Biografia de Malala Yousafzai. Malala Yousafzai (1997) é uma militante dos direitos das crianças, uma jovem paquistanesa que foi vítima de um atentado por defender o direito das meninas de ir à escola. Com 17 anos, foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz
A seguir, temos um resumo da biografia de Malala Yousafzai, jovem paquistanesa vencedora do Nobel da Paz por sua luta pelo direito de mulheres e meninas à Educação.
Malala Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, em Mingora, no Paquistão. Quando criança, Malala foi exposta à importância da Educação. Seu pai estava encarregado de administrar um instituição de ensino e incutiu em Malala o valor de frequentar a escola.
Tudo mudou para Malala e sua família quando o Talibã, um grupo islamista fundamental violento, proibiu as mulheres de participar de muitas atividades, inclusive de frequentar a escola. Os Talibãs eram tão comprometidos com a proibição do acesso feminino à educação que destruíram cerca de 400 escolas dentro de dois anos de seu controle.
Mas Malala não seria dissuadida de sua paixão pelo aprendizado. Ela não só continuou a frequentar a escola, mas ela também falou publicamente sobre sua dissidência. Em um programa de televisão paquistanês, Malala teve a coragem de expressar sua opinião favorável à Educação, que classificou como um direito básico.
A vida tornou-se tão perigosa para Malala e sua família que eles tiveram que fugir de sua casa como uma medida temporária de segurança. Quando voltaram, Malala e seu pai começaram a se manifestar de forma ainda mais incisiva em oposição às regras sexistas do Talibã.
A notícia começou a se espalhar sobre esta dupla de pai e filha e Malala começou a ganhar prêmios por sua bravura. O Talibã estava extremamente descontente com Malala, e em 9 de outubro de 2012, um membro do Talibã deu um tiro na cabeça de Malala.
Malala recebeu atenção médica imediata e, após múltiplas cirurgias, ela acordou de um estado de coma. Milagrosamente, o trauma não causou nenhum dano cerebral permanente! Como a história de sua sobrevivência e bravura se espalharam, Malala se tornou um ícone internacional e uma das mais importantes defensoras da Educação.
Desde que se recuperou de sua ferida, Malala escreveu um livro best-seller e iniciou uma fundação para o empoderamento feminino. Em outubro de 2014, Malala foi merecidamente condecorada com um Prêmio Nobel da Paz. E, mais recentemente, em 2020, formou-se pela Oxford University.
Leia mais sobre Malala: https://brainly.com.br/tarefa/22679490