• Matéria: Pedagogia
  • Autor: victoriapereirarod
  • Perguntado 7 anos atrás

A conduta humana é complexa. Sempre temos que considerar que nosso comportamento é guiado por valores construídos ao longo de nossas vidas, transmitidos pelas gerações e instituições sociais. Mesmo com a herança que nos dá sentido à conduta, nem sempre cumprimos aquilo que é considerado “correto”. O valor é algo que determina “erros e acertos” em nossa consciência. As boas e más atitudes são construções de valores éticos.
Na filosofia, a ética está relacionada ao sentido que o ser humano dá a natureza e a si mesmo. O que somos diante do mundo e como devemos agir. Temos nossas “crenças” que se fundamentam em uma lógica, complexa ou não. Quando agimos, esperamos que esta lógica se cumpra em nossa conduta.
Ao longo da história da educação brasileira, todas as propostas educacionais foram construídas pensando no tipo de cidadão que se pretendia formar para atuar na sociedade vigente em cada período histórico. Isto implica, também, em valores éticos. Ao pensarmos nos precursores da educação no Brasil, os jesuítas, podemos dizer que na proposta educacional deles havia a presença de seus princípios morais e éticos.

Nesse sentido, considerando a proposta de moral e ética da educação jesuítica no Brasil no período colonial, faça um texto dissertativo descrevendo os objetivos e valores educacionais dessa época.

20 PONTOS!!!!!

Respostas

respondido por: viniciusrm19
44

Os objetivos e valores educacionais dessa época, em relação ao contexto do Brasil Colonial, apresentava como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo reprodutivista da cultura da época para a educação.

Diante disso, os jesuítas procuravam reprimir a cultura indígena de todas as formas, para que fosse possível a aprendizagem aos moldes da Coroa Portuguesa, de forma completamente passiva aos indígenas.

Perguntas similares