A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor, em 1764, por James Watt, teve início o processo de substituição da força humana pela da máquina. Os artesãos, que até então trabalhavam em suas próprias oficinas, passaram a ser agrupados nas primeiras fábricas.
LAUGENI, Fernando P.; MARTINS, Petrônio Garcia. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
Baseando-se no texto apresentado sobre a revolução industrial e o que ela impulsionou para uma nova organização fabril, analise as afirmações a seguir:
I. A disponibilidade da máquina a vapor e da máquina de produção tornou possível reunir trabalhadores em fábricas distantes dos rios.
II. O grande número de trabalhadores congregados em fábricas criou a necessidade de organizá-los de uma maneira lógica para produzirem produtos.
III. A produção no modelo just in time tem sua origem na revolução industrial pois as fábricas precisavam produzir apenas o que era necessário e nada mais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta: acredito Que seja a alternativa 4
Explicação:
Alternativa 2.
Porque o modelo Just In Time foi criado no Japão, após a segunda guerra mundial (na década de 1950).
Por outro lado, a Primeira Revolução Industrial (ocorrida no século XVIII) foi baseada nas seguintes características:
uso do tear mecânico nas fábricas - o que contribuiu para o aumento da produtividade nas indústrias de tecidos;
surgimento da máquina a vapor - de início, a energia a vapor foi usada para movimentar os teares mecânicos. Anos mais tarde, no século XIX, essa energia foi usada nos meios de transporte, como navios e trens.
organização dos trabalhadores nas fábricas - que passaram a operar e fazer a manutenção contínua dos teares mecânicos das indústrias têxteis.
Cuide-se bem!