O cianeto, em várias formas, é tóxico para a vida aquática, terrestre e aérea, pois bloqueia o transporte de oxigênio no metabolismo. Pode ser introduzido no corpo por ingestão, inalação ou absorção através da pele. Uma vez dentro do corpo, o cianeto é rapidamente distribuído, afetando processos vitais.
Um estudante de ensino médio propôs um método para identificar íons cianeto em um suposto material venenoso: adicionar ácido sulfúrico a uma amostra solubilizada desse material para observar evidências de uma reação química
Esse método proposto pelo estudante
A) não é factível, pois os íons cianeto não reagem com o ácido sulfúrico
B) é factível, pois a reação entre os íons cianeto e o ácido sulfúrico produz um gás que é um ácido forte
C) não é factível, pois a reação entre os íons cianeto e o ácido sulfúrico produz um ácido volátil que é letal.
D) é factível, uma vez que a reação entre os íons cianeto e o ácido sulfúrico forma um precipitado de cor branca
E) não é factível, pois, apesar de o cianeto reagir com o ácido sulfúrico, não há evidências da reação química entre essas substâncias
JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA
Respostas
Alternativa C) nao e factivel, pois a reacao entre os ions cianeto e o acido sulfurico produz um acido volatil que e letal.
Temos a seguinte reacao descrita pelo exercicio:
H2SO4 + 2KCN → K2SO4 + 2HCN
Cianeto de hidrogenio (ou cianureto de hidrogenio) (HCN) e um composto extremamente volatil e toxico. Puro pode ser achado tanto na forma liquida quanto gasosa, devido ao seu baixo ponto de ebulicao (25,7 °C) e grande volatilidade.
Borbulhando-o em agua, realiza-se uma solucao chamada de acido cianidrico ou acido prussico, e um composto quimico que contem o anion cianeto (CN−).
Os sais do ácido cianídrico são os cianetos, sendo os mais encontrados sao o cianeto de potássio (KCN) e o cianeto de sódio (NaCN).
Os cianetos iónicos são extremamente venenosos a varios seres vivos, em especial, aos humanos, neste caso, por causa da habilidade do ion em juntar com o ferro da hemoglobina, bloqueando o recebimento do oxigênio pelo sangue.