Respostas
Resposta:
A primeira vez que ouvimos falar de Sócrates é certamente durante o Ensino Fundamental. Porém, é no Ensino Médio que aprofundamos o conhecimento sobre as suas teorias. E há ainda mais: para os estudantes de cursos de humanas, é certo de que esse filósofo ainda lhe acompanhará por mais alguns anos.
Sócrates é um filósofo de grande importância, já que foi o pioneiro do que hoje conhecemos como Filosofia Ocidental. Porém, para definir as bases desse pensamento ocidental, ele precisou da ajuda de outros dois filósofos (também gregos): Aristóteles e Platão.
Nascido na capital da Grécia, Atenas, o filósofo deve ter dado os seus primeiros passos por volta de 470 antes de Cristo, trazendo a filosofia “dos céus para a terra”, como dizia o filósofo romano Cícero. De início, ele seguiu o ofício do pai, que era um escultor. Porém, anos depois, voltou-se completamente para a prática da filosofia, mesmo que sem esperar absolutamente nada da mesma no viés financeiro. Exatamente por conta disso, há quem diga que o filósofo sempre foi um grego pobre, que trabalhou só o suficiente para garantir o sustento de sua mulher e de seus três filhos.