Na sociologia clássica, a sociedade civil configura um campo composto por forças sociais heterogêneas, representando a multiplicidade e diversidade de segmentos sociais que compõem a sociedade. Há diversas formas de organização da sociedade civil. Analise os itens a seguir sobre os níveis de organização da ação política: I. associativismo local é uma forma de organização da sociedade civil que expressa demonstrações locais e/ou comunitárias. Essa ação política pode ser organizada em ONG, ou no terceiro setor, assim como podem participar de redes transnacionais de movimentos (como o Movimento Indígena, Negro etc). II. a articulação inter-organizacionais pode ser feita entre instituições diversas. Essas articulações podem vincular organizações nacionais e movimentos do associativismo local. III. As mobilizações na esfera pública são outra forma de organização da sociedade civil fruto da articulação de atores dos movimentos sociais localizados, das ONGs, dos fóruns e redes de redes, mas almejam transcendê-los por meio de manifestações. IV. As redes de movimentos sociais são uma expressão da sociedade civil organizada como uma das inovações sociais contemporâneas que permite novas configurações das relações políticas, pois transcendem as experiências empíricas e localizadas dos sujeitos/atores coletivos. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. I. correta; II. Correta; III. Correta; IV. Correta b. I. correta; II. errada; III. Correta; IV. Errada c. I. errada; II. Correta; III. Correta; IV. Errada d. I. correta; II. Correta; III. Correta; IV. Errada
Respostas
Sobre os níveis de organização da ação política na sociedade civil:
A alternativa correta: a. I. correta; II. Correta; III. Correta; IV. Correta
O termo sociedade civil surgiu na América Latina nas duas últimas décadas. Seu significado varia consideravelmente dependendo de quem o utiliza: um representante do governo, um oficial do Banco Mundial ou um técnico de uma ONG.
No Brasil, o termo sociedade civil tem uma conotação política e está relacionado ao vasto setor não governamental, formado por associações comunitárias, movimentos sociais, ONGs, entidades beneficentes, associações profissionais, igrejas e fundações de empresas.
O associativismo local, são os movimentos comunitários e sujeitos sociais envolvidos com causas sociais ou culturais do cotidiano, ou voltados a essas bases, como são algumas Organizações Não-Governamentais .
As formas de articulação inter-organizacionais, dentre as quais se destacam os fóruns da sociedade civil, as associações nacionais de ONGs e as redes de redes, que buscam se relacionar entre si para o empoderamento da sociedade civil, representando organizações e movimentos do associativismo local.
É através dessas formas de mediação que se dá a interlocução e as parcerias mais institucionalizadas entre a sociedade civil e o Estado. Essas articulações também se tornaram possíveis porque há meios técnicos que as viabilizam: a Internet e os e-mails são práticas cotidianas das redes do novo milênio.
As mobilizações na esfera pública são fruto da articulação de atores dos movimentos sociais localizados, das ONGs, dos fóruns e redes de redes, mas buscam transcendê-los por meio de grandes manifestações na praça pública, com a finalidade de produzir visibilidade através da mídia e efeitos simbólicos como uma forma de pressão política das mais expressivas no espaço público contemporâneo.
A ideia de rede de movimento social é um conceito de referência que busca apreender o porvir ou o rumo das ações de movimento, transcendendo as experiências empíricas, concretas, datadas, localizadas dos sujeitos/atores coletivos.
Bons estudos!