• Matéria: História
  • Autor: joabeodilon
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o seguinte trecho do artigo “A cuia de Santarém”, de Mário de Andrade.

“Naturalmente, de primeiro, os índios estavam precisando de recipientes, repararam no fruto de casca dura, criaram a primeira cuia. Mas era áspera por dentro e facilmente atacada do bicho. E os índios levaram anos, centenas de anos, com a cuia servindo mal, até que um dia descobriram o verniz de cumatê. E a cuia envernizada apresentava agora um bonito polido negro e era objeto duradouro, impossível de bicho atacar. A cuia servia. Integralmente!

Mas um diabo de piaga interessado quis contentar melhor o Curupira escondedor da caça; ou foi um rapagão mais amoroso que como prova de maior habilidade quis render depressa a virgem; ou índia malandra que, adormentado o filho, quis matar o tempo, quem foi?… certo é que um dia a cuia aparece com uns rabiscos de cor e uns sulcos que a pedra cortante fizera, destruindo em sua passagem o verniz. Agora até que o objeto servia menos porque os bichos atacavam a cuia pelos sulcos sem verniz. Mas nunca que o homem largasse mais daqueles enfeites que faziam a cuia, além de útil, bonita. Agora o Curupira se agradava mais da oferta, não só levava o fumo, como a cuia que o guardava. A virgem preferia logo o moço que fazia cuia mais bonita, o rapaz amoroso, o pajé assustado. Isso buscavam mais cores, mais desenhos para os sulcos, penavam muito pra desenvolver a técnica do enfeite, com que fim! Mas com que fim! Se a cuia até servia menos!… Não servia menos, servia mais, porque a beleza é também exigência social.”

Agora observe as seguintes frases selecionadas do texto.

I. “Não servia menos, servia mais, [...]”.

II. “Agora o Curupira se agradava mais da oferta, [...]”.

III. “[...] os índios estavam precisando de recipientes, repararam no fruto de casca dura, criaram a primeira cuia.”

IV. “E os índios levaram anos, centenas de anos, com a cuia servindo mal, até que um dia descobriram o verniz de cumatê.”

Podemos associar cada frase selecionada às ideias transmitidas pelo texto de Mário de Andrade:

Função prática do objeto. Objeto como produto da cultura indígena.
Função estética do objeto acima da função prática.
Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. I conecta-se a 1
b. IV conecta-se a 1
c. III conecta-se a 2
d. II conecta-se a 1

Respostas

respondido por: queljn
0

Resposta: Letra B-

Explicação: Fiz e acertei

Perguntas similares