• Matéria: Filosofia
  • Autor: hannatamires
  • Perguntado 7 anos atrás

1. Explique a relação entre ética e eutanásia

2. Caracterize os tipos de eutanásia

3. Compare o Brasil com os países que admitem a eutanásia ou o suicídio assistido.​

Respostas

respondido por: annasofiaferr
2

Mistanásia? Que palavra estranha, Certamente esta poderá ser a reação espanto e interrogação, de muitos leitores perante este neologismo, que não é tão popular na mídia, como o conceito de eutanásia, por exemplo. A reflexão bioética latino-americano, e especialmente a brasileira, ao lidar eticamente com as questões de final de vida, utiliza na reflexão e discussão ética basicamente três conceitos, já consagrados, a saber: eutanásia, distanásia e ortotanásia.

acho q é isso, espero ter ajudado

respondido por: GabrielliBasilio
5

Resposta:

Explicação:

Na vdd, annasofiaferr, mistanásia é a morte do miserável por falta de assistência. É o q acontece nas filas dos hospitais pelo país. Nada tem a ver com eutanásia.

Eutanásia significa boa morte. Está associada a dar fim ao sofrimento intenso e desnecessário de uma pessoa, dando a esse indivíduo, a pedido dele, a opção de poder decidir pela abreviação de sua vida.

A eutanásia pode ser ativa ou passiva. Na ativa, há a ação de um terceiro, ação esta que terá como consequência a interrupção da vida, como no caso em que se aplica em uma pessoa uma injeção com uma solução letal. Na passiva, existe uma omissão que resultará na morte, como no caso do desligamento dos tubos de alimentação de alguém que está em coma permanente (a ação que mantinha a vida da pessoa foi interrompida =omissão - nesse caso seria necessário a antecipação diretiva de vontade - uma declaração do paciente enquanto estava consciente dizendo q prefere a eutanásia à passar a vida em estado vegetetivo, por exemplo). Porém, nos dois casos existe a pretensão de interromper o sofrimento intenso de quem sofre de doença incurável em fase terminal, sempre a pedido do paciente. Se houver influência externa nessa decisão, fica caracterizado incitação ao suicídio, que é outra coisa.

Relacionar ética com eutanásia é muito subjetivo, pq as opiniões variam dependendo de n fatores. Mas quem defende a eutanásia enfatiza que o indivíduo tem direito a sua autonomia e a decidir se quer aguardar o desfecho natural de sua doença ou se prefere antecipar o seu fim, dando fim ao seu sofrimento. Quem é contra, diz que a vida é um bem do qual não se pode abrir mão.

Os países que admitem a eutanásia têm uma assistência à saúde infinitamente superior à do Brasil. Temo que se essa medida for autorizada no nosso país isso gere grande vulnerabilidade da parte da sociedade que tem menos condições financeiras e uma estrutura psicológica falha, pois talvez enfrentar a fila do nosso SUS extremamente precário pareça menos interessante diante dessa opção. Talvez isso levasse à desistência do tratamento cedo demais, por conta de o SUS não suportar a demanda de pacientes. O SUS do jeito que está vai suportar a aplicação dessa medida garantindo a dignidade das pessoas em 1° lugar? Acho q não.

Tem mtas publicações sobre esse assunto, mas ele é mto subjetivo. Melhor vc dar uma pesquisada p conseguir tirar suas próprias conclusões. Eu achava q era a favor até ter que defender a eutanásia num projeto pra faculdade. Acredito q o BR não tem estrutura p lidar com a eutanásia nos dias de hj.

Perguntas similares