Respostas
Resposta:
A agricultura itinerante é um dos quatro tipos básicos de agricultura nos quais se dividem as atividades agrícolas. Essa divisão é feita segundo as técnicas de cultivo e a distribuição dos seus produtos e compreende a agricultura itinerante, agricultura de jardinagem, agricultura de plantação e agricultura moderna.
A agricultura itinerante é um tipo de agricultura primitivo adotado historicamente pelos povos indígenas nas florestas tropicais e desde tempos recuados nos ecossistemas mais antigos. As técnicas empregues são arcaicas formas de plantio, colheita e tratamento de solo.
Explicação:
agricultura itinerante consiste em derrubar trechos das florestas e posteriormente atear fogo aos resíduos do corte, processo que vulgarmente se chama “queimadas”. O derrube e corte do mato são feitos em solos cobertos com floresta densa, e os materiais resultantes do abate são depois aproveitados para lenha, vedações e construção, sendo os desperdícios queimados antes das sementeiras.
Este processo destina-se a preparar a terra para o cultivo de subsistência, e torna o terreno mais fértil durante 2 a 3 anos, nalguns casos pode chegar até ao limite de 6 anos. Passado o período de fertilidade do terreno este é abandonado por estar improdutivo, e o agricultor desloca-se em migração buscando um novo terreno onde colocará em prática processo semelhante.
Durante o período de pousio do terreno abandonado ocorre naturalmente a instalação de floresta secundária, o que vai dar origem a que dentro de 10 a 20 anos após ser abandonado o terreno volte a ser produtivo, sendo novamente utilizado para o cultivo.