• Matéria: Biologia
  • Autor: anaelisa1432
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais são as funções dos órgãos que compõem o sistema repiratório

Respostas

respondido por: Larissa12melo
8

Resposta:

Resumo de cada órgão:

Nariz: O nariz está localizado no centro do rosto e tem o formato de uma pirâmide triangular. A parte visível chama-se nariz externo e a parte interna é denominada cavidade nasal, dividida pelo septo nasal em direita e esquerda. A cavidade se comunica com o ambiente externo pelas narinas e com a faringe pelos cóanos. O oxigênio entra pelas narinas, que filtram o ar por meio de seus pelos e do muco, retendo as partículas de sujeiras e micro-organismos. As narinas também possuem células olfativas, células ciliadas que produzem muco e a mucosa, responsável pelo aquecimento e umidificação do ar inalado.

Faringe:  Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.

Laringe: A laringe faz a conexão entre a faringe e a traqueia e possui basicamente três funções: permitir a passagem do ar, impedir a entrada de alimentos ou corpos estranhos no sistema respiratório e produz o som da voz. Sua estrutura é composta por músculos, cartilagens e ligamentos e é na laringe que se encontram as cordas vocais.

Traqueia: A traqueia é uma espécie de tubo que dá continuidade a laringe e possui paredes reforçadas com anéis de cartilagem. A parte inferior fica no tórax e se bifurca, dando origem aos dois brônquios principais que se conectam aos pulmões. A traqueia possui células ciliadas e secretoras, barreiras que impedem a entrada de partículas ou micro-organismos presentes no ar. Os cílios se movimentam de modo a “varrer a sujeira” para cima, eliminando-as.

Brônquios: são ramificações da traqueia, que penetram cada um em um pulmão, pela região do hilo. Esses brônquios, denominados de brônquios primários ou principais, penetram pelos pulmões e ramificam-se em três brônquios no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo. Esses brônquios, chamados de secundários ou lobares, ramificam-se dando origem a brônquios terciários ou segmentares, que se ramificam dando origem aos bronquíolos.

Bronquíolos:  são ramificações dos brônquios, possuem diâmetro de cerca de 1 mm e não possuem cartilagem. Esses também ramificam-se, formando os bronquíolos terminais e, posteriormente, os bronquíolos respiratórios. Os bronquíolos respiratórios marcam a transição para a parte respiratória e abrem-se no chamado ducto alveolar.

Alvéolos pulmonares:  são estruturas que fazem parte da última porção da árvore brônquica e estão localizadas no final dos ductos alveolares. São semelhantes a pequenas bolsas, apresentam uma parede epitelial fina e são o local onde ocorrem as trocas gasosas. Geralmente, os alvéolos estão organizados em grupos chamados de saco alveolar.

Pulmões:  são órgãos em formato de cone que apresentam consistência esponjosa e apresenta maior parte de seu parênquima formado pelos alvéolos, sendo estimada a presença de cerca de 300 milhões de alvéolos nos pulmões. Cada pulmão é revestido por uma membrana chamada de pleura. O pulmão de uma criança, geralmente, apresenta a coloração rósea, enquanto do adulto pode ter uma coloração mais escura devido à maior exposição à poeira e à fuligem.

Perguntas similares