Porque os recifes de corais são reconhecidos como bioindicadores e qual a relação ecológica entre corais e as algas.
Respostas
Resposta: Os recifes de corais vivem, na maioria das vezes, associados mutualisticamente com algas zooxantelas, as quais, são hipersensíveis.
Explicação: Os recifes de corais apresentam aquelas cores e intensas e características justamente por sua associação com um grupo de algas, chamadas de zooxantelas. Eles possuem uma relação mutualística, na qual as algas fornecem compostos orgânicos para a nutrição do coral e este libera, entre outros metabólitos, gás carbônico, compostos fosforados e compostos nitrogenados, extremamente necessários ao metabolismo da alga.
Contudo, essa é uma relação delicada. As zooxantelas são ultrasensíveis a variações na temperatura, no pH e na pureza do ambiente, fazendo com que, com a ação antrópica desregulada, várias algas morram.
Assim, como aquelas eram as responsáveis pela coloração característica dos corais, quando as algas morrem, perde-se a cor dos recifes, ficando visíveis as consequências das ações humanas, sendo usados como bioindicadores da qualidade da água.