Respostas
O Canadá sempre foi conhecido pelas políticas de defesa e preservação do meio ambiente. De acordo com relatório disponibilizado pelo governo, a qualidade do ar no país deveria aumentar com a redução de 28 milhões de toneladas de emissões de CO2 entre os anos de 2010 e 2020.
Essa notícia seria ótima, não fosse pela nova e cada vez mais preocupante realidade canadense. Graças à intensa e incessante exploração da areia betuminosa (espécie de petróleo em estado semissólido), o país será responsável, nesse mesmo período, pela emissão de 56 milhões de toneladas de dióxido de carbono.
Contaminação da água
A principal fonte de betume no Canadá fica na região do Rio Athabasca, no norte da região de Alberta. Um estudo de 2012 mostra os preocupantes impactos dessa atividade tanto sobre a natureza, quanto sobre a saúde humana.
A análise de seis lagos, todos próximos às minas de Athabasca, mostra a contaminação de seus sedimentos por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). Os números chegam a ser 23 vezes maiores àqueles medidos nos anos 60, quando a exploração, ainda que pequena, começou.