Sobre as capitanias hereditárias,responda as questões a seguir.A)o que eram as capitanias hereditárias?Por que o sistema de capitanias foi introduzido no Brasil?Que resultados ele teve?
B)De exemplos de estados ou cidades que ainda mantêm o nome original da capitania.
Respostas
Resposta:
a) Eram 15, no total:
- Capitânia do Maranhão;
- Capitânia do Ceará;
- Capitânia do Rio Grande;
- Capitânia de Itamaracá;
- Capitânia de Pernambuco;
- Capitânia da Baía de Todos os Santos;;
- Capitânia de Ilhéus;
- Capitânia de Porto Seguro;
- Capitânia do Espírito Santo;
- Capitânia de São Tomé;
- Capitânia de Santo Amaro;
- Capitânia de São Vincente;
- Capitânia de Santana;
O que eram: Estas capitanias nada mais eram que um sistema administrativo, imposto pela Coroa Portuguesa, a partir da expedição de Martim Afonso de Souza, em meados de 1530 - 1535 (não lembro o ano certinho). Tinha como objetivo povoar as terras brasileiras e dividir a administração das colônias.
Carregava o nome de capitânia hereditária porque eram dadas aos nobres e passadas de pai para filho.
Os resultados: Este sistema de administração durou apenas 16 anos no Brasil, uma vez que a falta de investimentos e recursos impedia seu desenvolvimento. Em algumas destas terras, os proprietários sequer pisaram. Deste modo, mesmo que a obrigação destes nobres fosse proteger a terra de invasão e gerar vilas e recursos, não vou saber te dizer se houve resultados. Sei que somente duas destas 15 capitanias deram certo: a de São Vincente e a de Pernambuco.
------
b) É só comparar os nomes dos estados brasileiros com as capitanias..
( se tiver mais alguma dúvida, pode me procurar no Facebook que te ajudo com a matéria)
Resposta: As capitanias hereditárias foi a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses, as capitanias hereditárias foi introduzido pelo Brasil por não esta bem economicamente e o comércio estava em declínio. as capitanias hereditárias não acabou dando certo pela falta de investimentos.