1)
Para Marx, a transformação da ordem social aconteceria mediante à revolução. Por esse motivo, o trabalhador deveria compreender sua importância no meio de produção. Quais são as implicações dessa afirmação?
a)
O operário deveria se submeter aos meios de produção, pois é isso que garante seu modo de subsistência.
b)
O trabalhador deveria lutar pelo aumento de sua jornada de trabalho com a finalidade de ter um aumento salarial.
c)
O trabalhador deveria se compreender como produtor do que é vendido enquanto resultado final e aderir à revolução proletária.
d)
Os trabalhadores teriam condições de inverter a ordem e submeter os detentores dos meios de produção a seus serviços.
e)
Significa que o operário deve se compreender em seu lugar social, que é o de produzir, ainda que isso signifique vender sua mão de obra.
Respostas
Resposta:
Letra c,pois mostra que cada o operário se conscientizou do seu papel na produção e começou a lutar pelos seus direitos.
Resposta:
O trabalhador deveria se compreender como produtor do que é vendido enquanto resultado final e aderir à revolução proletária.
Explicação:
Para Marx, o o trabalhador não poderia se submeter totalmente aos meios de produção, ainda mais sem ser pago adequadamente. Ou seja, para Marx, o trabalhador não é pago por tudo que produz, nem pelo tempo gasto produzindo. Por ser fruto de uma luta de classe ideológica, o trabalhador, em sua mentalidade, é visto por Marx como alienado, aquele que não se importa por não se saber explorado. Portanto, a hipótese marxista consiste em que, ao sair da condição de alienado pelos meios de produção, o trabalhador acabaria por aderir à revolução proletária.