Tomando como referência a perspectiva metodológica dialética, no bojo das pesquisas no Serviço Social, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A perspectiva dialética consiste antes de tudo num modo de ver a vida como movimento permanente, que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, superando uma visão estagnada de estados.
PORQUE
II - Uma visão dialética do homem e de seu mundo histórico-social implica em conceber a realidade social como efetivo espaço de luta de classes, no interior da qual se efetua a educação, rejeitando a dominação, como o espontaneísmo das classes dominadas. Indicar o real como contraditório significa fornecer armas teóricas ao movimento de superação da sociedade capitalista. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
A liberdade, significa ser livre, porém, viver em uma sociedade requer seguir algumas normas e éticas para a manutenção da cidadania e da vida coletiva, aí se encontra a relação entre liberdade e ética, visto que a ética quando colocada em prática no cotidiano é um ato de liberdade.
A ética pode ser observada como a práxis da moral, e, é a partir do entendimento dessa noção, que nós, enquanto indivíduos buscamos o equilíbrio entre nossas ações e o bem do próximo.
O estudo da liberdade precisa estar ligado as nossas ações, como uma forma de ponderar nossas ações, e, as ciências humanas estudam a consciência como um estado de percepção do indivíduo em relação ao espaço ao seu redor, podendo ser o próprio funcionamento da sociedade como suas ações perante as circunstâncias.
Resposta:c
Explicação: