A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou em 1998 a Declaração de Princípios da Indústria para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa esta que promoveu a divulgação da relação entre economia e a questão ambiental com o público empresarial.
MATOS, N. C. S.; CHATALOV, R. C. S. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá: UniCesumar, 2019. (adaptado)
Considerando a Declaração apresentada acima, avalie as afirmativas que apresentam princípios para a gestão ambiental empresarial.
I - Gestão Integrada - o principal foco é integrar programas e práticas ambientais nos negócios.
II - Planos de Emergência - desenvolver e manter procedimentos e planos de emergências em áreas consideradas com risco potencial.
III - Enfoque remediativo - as ações ambientais são voltadas para o reparo de danos, visto que a prevenção resulta em custos muitas vezes desnecessários.
IV - Prioridade Organizacional - engloba o estabelecimento de políticas, programas e práticas no desenvolvimento de operações voltadas para o aumento do lucro da organização.
É correto o que se afirma em:
Respostas
É correto o que se afirma em: I e II apenas.
Correta - I - Gestão Integrada - tem como objetivo principal integrar programas, políticas e práticas ambientais em todos os negócios.
Correta - II - Planos de Emergência - tem como objetivo desenvolver e manter planos de emergência nas áreas consideradas de risco potencial para reconhecer a repercussão de eventuais acidentes.
Enfoque Remediativo e Prioridade Organizacional não estão relacionados nos princípios para a gestão ambiental empresarial e sim Enfoque Preventivo Prioridade de Enfoque. Por tanto, as afirmativas III e IV estão incorretas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
I, II e IV Página 89, 90 e 91
Explicação:
1. Prioridade Organizacional: estabelecer políticas, programas e práticas no desenvolvimento das operações voltadas para a questão ambiental.
2. Gestão Integrada: tem como intuito integrar programas e práticas ambientais nos negócios.
3. Processos de Melhoria: visa a melhoria contínua no que diz respeito às questões ambientais.
4. Educação do Pessoal: trata-se de treinamento e motivação.
5. Prioridade de Enfoque: considerar as repercussões ambientais antes de iniciar nova atividade ou projeto e antes de instalar novos equipamentos e instalações ou de abandonar alguma unidade produtiva.
6. Produtos e Serviços: pensar em produtos e/ ou serviços que não sejam agressivos ao meio ambiente, além disso, fazer o uso consciente de matéria-prima e energia.
7. Orientação ao Consumidor: caso haja necessidade, orientar e educar consumidores e público em geral.
8. Equipamentos e Operacionalização: projetar equipamentos utilizando de forma consciente água, energia e matéria-prima, com o intuito de minimizar impactos ambientais.
9. Pesquisa: visa apoio a projetos de pesquisas que estudem os impactos ambientais das matérias-primas, dos produtos, dos processos, das emissões e dos resíduos associados ao processo produtivo da empresa.
10. Enfoque Preventivo: pensar em formas preventivas no que diz respeito ao meio ambiente.
11. Fornecedores e Subcontratados: que os contratados também tenham a sensibilização ambiental.
12. Planos de Emergência: em áreas que são consideradas com risco potencial, desenvolver e manter procedimentos e planos de emergência.
13. Transferência de Tecnologia: visa a contribuição, bem como a disseminação de tecnologias amigáveis ao meio ambiente.
14. Contribuição ao Esforço Comum: visa o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, de programas governamentais e iniciativas educacionais com enfoque prevencionista quanto às questões ambientais.
15. Transparência de Atitude: visa a transparência e o diálogo com a comunidade interna e externa.
16. Atendimento e Divulgação: medir a performance ambiental. Quando necessário, realizar as auditorias ambientais regulares e averiguar se os padrões da empresa cumprem os valores estabelecidos na legislação. Promover informações apropriadas para a alta administração, os acionistas, os empregados, as autoridades e o público em geral.