“O ensino era visto como uma maneira para formar mão-de-obra qualificada. Era a época da difusão dos cursos técnicos profissionalizantes. Nesse quadro, [...] a Educação Física teve seu caráter instrumental reforçado: era considerada uma atividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, R. R. História da Educação Fìsica: algumas pontuações. Pesquiseduca, Santos, v. 7, n. 13, p. 246-257, jan./jun. 2015. p. 250. Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre as alterações na formação profissional em Educação Física no Brasil, é correto afirmar que: A Entre a década de 1940 a 1980, houve a extinção da formação ampliada. B Na década de 1980, a formação esteve restrita para atuação com esporte. C As instituições perderam a liberdade na formação dos cursos em 1987. D Após 1987, os cursos poderiam optar pela licenciatura ou bacharelado. E Foi criado o curso de licenciatura com base na lei de regulamentação da profissão.
Respostas
Resposta:
d
Explicação:
Após 1987, os cursos poderiam optar pela licenciatura ou bacharelado. E Foi criado o curso de licenciatura com base na lei de regulamentação da profissão.
A alternativa correta é a D Após 1987, os cursos poderiam optar pela licenciatura ou bacharelado.
A licenciatura, nesta proposta, construía sua identidade centrada na formação e na atuação do físico, do historiador, do biólogo, entre outros, para atuarem como docentes.
O bacharel em educação física é um profissional capaz de intervir acadêmica e profissionalmente nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, na educação, projetos sociais, esportes, lazer e gestão de empreendimentos dessa área.
A listagem é exaustiva, pois há espaço para o bacharel em todas as circunstâncias, em que se configuram atividades físico-esportivas fora da escola.
Espero ter ajudado.