Tavares (1992), ao descrever as relações de conflito no campo, analisa um processo social brasileiro no trecho a seguir:
“O descanso da terra é coisa do passado e agora a palavra chave é mais produtividade. De novo, só os grandes proprietários são privilegiados. As culturas de exportação têm todas as prioridades. A terra valoriza mais ainda e ao agricultor sem posses resta amargar a cidade grande” (1992, p.09).
Todos os processos sociais apontados por Tavares, tem como consequência um quadro social mais amplo. Assinale a alternativa que indica corretamente a análise da conjuntura descrita no trecho citado:
Escolha uma:
a. política de defesa dos latifundiários
b. mecanização do campo
c. abertura do capital internacional e da agroindústria
d. agravamento da questão social no campo
Respostas
respondido por:
1
A resposta correta é a letra D) agravamento da questão social no campo
No campo, pode-se dizer que se acrescenta ainda o contexto de concentração de terras, de políticas de defesa dos latifúndios, do capital internacional e também das agroindustriais, além de podermos observar um contexto assustador de empobrecimento do trabalhador rural, o que pode vir a ocasionar um movimento de migração para as cidades, o que nunca foi observado antes.
Destarte, experimenta-se nesta década e nas que se seguiram, o acirramento da questão social no campo além das consequências, o aumento do êxodo rural e o inchaço das periferias dos centros urbanos.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás