• Matéria: Português
  • Autor: hcarolina7465
  • Perguntado 7 anos atrás

Abaixo, segue um trecho de uma entrevista de Luandino Vieira, publicada em 1989. Leia-o atentamente: (...) penso que o primeiro elemento da cultura angolana que interferiu com a escrita, segundo a norma portuguesa, foi a introdução da oralidade luandense no meio do discurso da norma portuguesa... mas depois, quando entramos na luta política pela independência do país, que foi feita em nome das camadas que não tinham voz - e se tivessem não podiam falar, e se falassem não falariam muito tempo... -, foi aí que os escritores angolanos resolveram dar voz àqueles que não tinham voz e, portanto, escrever para que se soubesse o que era o nosso país, se soubesse qual era a situação do país e, desse modo, interferirem de maneira a modificarem essa situação... ("Um escritor confessa-se... ". Entrevista de Luandino Vieira publicada no Jornal de Letras, Artes e Idéias, de Lisboa, em 9/5/89, p. 10.) Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A literatura angolana veicula a cultura e os modos de falar do povo colonizado e oprimido. b. Os escritores africanos de língua portuguesa se negaram a incorporar na literatura a cultura das camadas populares e oprimidas. c. A literatura angolana se preocupou, nos anos da luta pela independência, a dar voz aos colonizadores portugueses. d. Valorizar Portugal é a missão dos escritores angolanos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A.

De acordo com o autor, a literatura angolana serviu, no contexto das lutas pela independência e da construção de uma identidade nacional separada do lusitanismo, buscando representar pessoas e modos de vida que estavam excluídos das representações artísticas portuguesas.

Deste modo buscaram reforçar o nacional e o típico, dar voz aos excluídos e dar novos pontos de vida (da África, de Angola e da colonização) que, na literatura, eram até então ignorados em favor da manutenção do discurso português sobre a África e os africanos.

Perguntas similares