• Matéria: Biologia
  • Autor: camargoanacb
  • Perguntado 7 anos atrás

Os patógenos conhecidos como fitoplasmas são classificados no Domínio Bacteria, Filo Tenericutes, Classe Mollicutes, são seres procariontes, conhecidos como causadores de doenças do tipo amarelos em plantas. Fonte: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando. Manual de fitopatologia: princípios e conceitos. 4.ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 2011. 704 p. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. Cigarrinhas e psilídeos são considerados vetores de alguns fitoplasmas. II. O enfezamento do milho e a síndrome do amarelecimento foliar da cana de açúcar são doenças causadas por fitoplasmas. III. Os fitoplasmas apresentam uma membrana plasmática circundando a célula, todavia não possuem parede celular. IV. O controle químico dos fitoplasmas pode ser realizado através de aplicações preventivas com fungicidas. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. b. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: Joselittle
3

Alternativa B

Além da aplicação de fungicida preventivo para conter as pragas vetores dos fitopatogenos, existem outras táticas como o controle biológico conservativo, que preserva os insetos predadores na área; o controle biológico, com uso de vespas parasitoides e entomapatógenos.

Existem também as estratégias de manejo, tais como evitar a semeadura de milho próximo a plantas mais velhas, sincronizar a época de plantio na região e eliminar plantas tigueras.

Espero ter ajudado, bons estudos.


Frantchesko1: Incorreta
respondido por: seibtleonardope6or5
10

Resposta:

Resposta Correta: I II III

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares