Respostas
Resposta:
O Brasil teve dois imperadores. O governo do primeiro, portanto, corresponde ao Primeiro Reinado.
Explicação:
Em 1822, o Brasil obteve a Independência em relação a Portugal.
O período compreendido entre tal Independência e a Proclamação da República, em 1889, é denominado Brasil Império, porque, nesse momento, nosso país foi governado por imperadores.
Primeiramente, o Brasil foi liderado por Dom Pedro I, que se manteve no governo por nove anos. No entanto, devido a conflitos de ordem política, tal monarca teve de renunciar, em 1831.
A coroa deveria ser repassada ao seu filho, que também se chamava Pedro. Porém, o menino possuía apenas seis anos, sendo muito jovem para assumir o trono. Dessa forma, enquanto o infante crescia, o país teve um governo provisório, em um momento denominado Período Regencial. Essa época foi marcada por uma série de revoltas regionais.
Quando o garoto atingiu a idade de 15 anos, decidiu-se que o poder deveria ser passado a ele, com o intuito de evitar a ocorrência de novos conflitos nas províncias. Assim, o rapaz foi coroado como segundo imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro II.
Já que houve dois imperadores, os historiadores costumam se referir ao governo do primeiro (D. Pedro I) como Primeiro Reinado e ao do segundo (D. Pedro II), obviamente, como Segundo Reinado.