Apesar de muito se discutir sobre temas como igualdade de gênero, homofobia, feminismo, entre outros, muitas pessoas ainda se confundem ao definir conceitos, além da grande quantidade de informação equivocada que é disseminada pela internet atualmente.
Em relação às definições de sexo e gênero, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Sexo e gênero são sinônimos.
II. ( ) O sexo é definido por meio de como uma pessoa se sente sexualmente atraída por outra.
III. ( ) O gênero é uma construção social que define “coisas de homem e coisas de mulher”.
IV. ( ) O sexo é uma característica biológica inata, ou seja, já nasce com a pessoa.
Respostas
F-F-V-V.
Inicialmente, vemos que a questão da sexualidade no ambiente escolar deve ser sim levada em consideração, visto que a escola enquanto instituição está diretamente relacionada a formação do indivíduo, e, é ali que ele possui contatos iniciais com as diferenças, essas, que podem ser exploradas de maneira negativa ou positiva dependendo da posição da escola quanto a tal fato e das observações que possam ser feitas.
Por isso, no espaço escolar se faz crucial a manutenção da inclusão e a promoção do respeito no que tange as diferenças entre os alunos.
Resposta:
F, F, V, V.
Explicação:
Sexo e gênero não significam a mesma coisa. O sexo é uma característica que já nasce com a pessoa e, biologicamente, somente existem dois sexos: masculino e feminino. Já o gênero é constituído pela sociedade vigente e pode mudar conforme as gerações. O gênero representa atitudes, formas de expressão e de sentimentos que são categorizados como “de homem e de mulher”.