escreva um pequeno texto explicando o contexto das desigualdades regionais e socias do brasil durante o governo JK
Respostas
Resposta: Durante o governo JK, houve uma abertura de mercado para o capital estrangeiro e para as multinacionais, houve também um grande investimento na indústria automobilística, possibilitando a melhora de infraestrutura como por exemplo criações de estradas, rodovias, etc... Porém, como grande parte da riqueza nacional estava concentrada em São Paulo e no estado já havia infraestruturas prévias como indústrias de base provenientes do governo Getúlio Vargas, São Paulo e a região sudeste fortaleceram-se, o que criou uma desigualdade para as outras regiões como Norte, Nordeste, etc...
Explicação:
As desigualdades sociais eram tanta as que foram herdadas de nossa colonização, com forte discriminação dos ameríndios e dos afro-brasileiros, quanto as que se ligaram com a rápida industrialização do país, sendo o Brasil de JK um país no qual se aprofundou o "abismo" entre "os de cima" e "os de baixo" em nosso país.
As desigualdades regionais também foram parcialmente herdadas da colonização, com privilégio econômico do Sudeste e do Nordeste, mas podemos dizer que no governo de JK ocorreram algumas mudanças no sentido de reduzir isto. Com a construção de Brasília há intensificação econômica no Centro-Oeste e via-se na época industrialização na porção sul.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/12630088