• Matéria: Saúde
  • Autor: todinho76
  • Perguntado 7 anos atrás

Algumas vezes, a interação medicamentosa reduz a eficácia de um fármaco, outras vezes leva a danos ao paciente. É impossível evitar todos os danos causados por medicamentos ou pela combinação de medicamentos, mas, é possível selecionar de forma mais segura as associações medicamentosas e distinguir grupos de alto risco. Pacientes de alto risco podem ter alterações tanto na farmacodinâmica como na farmacocinética dos medicamentos a ele administrados. Fonte: JACOMINI, L. C. L.; SILVA, N. A. Interações medicamentosas: uma contribuição para o uso racional de imunossupressores sintéticos e biológicos. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 51, n. 2, p. 168-174, Apr. 2011 . Disponível em: . Acesso em 17 de Julho de 2018.


Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:



( ) O risco das interações medicamentosas diminui conforme a idade do paciente e do uso de múltiplos fármacos, principalmente os utilizados para prevenir efeitos colaterais.

( ) Quando várias equipes médicas se envolvem no tratamento do paciente, existe um maior risco de potenciais interações medicamentosas.

( ) Idosos, crianças, mulheres e pessoas com doença renal ou hepática são pacientes que fazem parte de grupo de alto risco para interação medicamentosa.

( ) Em crianças, os processos responsáveis pela metabolização e excreção dos fármacos não se encontram totalmente desenvolvidos, por este motivo merecem uma atenção especial na administração de medicamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



RESPOSTA . F. V .F. V

Respostas

respondido por: Danas
11

O julgamento correto é: F, V, F e V.

A interação medicamentosa ocorre quando um fármaco reage com outro e gera efeitos indesejados.

Quanto mais velha ou mais jovem é a pessoa, maiores são os riscos, pois os processo metabólicos podem não estar em sua total funcionalidade, necessitando de atenção especial.

O uso de fármacos deve ser feito com cuidado e com instrução medica, a auto-medicação é perigosa.

Espero ter ajudado!


Anônimo: É ESSA A RESPOSTA MESMO? FOI CORRIGIDA PELO AVA ?
Perguntas similares