As estatísticas sobre segregações e discriminações de raça e gênero são preocupantes no Brasil. Alguns estratos sociais são historicamente penalizados, outros sequer possuem levantamento de informação por parte dos órgãos do governo. Sobre as formas de segregação racial e de gênero, analise as asserções: I – Mulheres têm sido penalizadas com demissões quando decidem ter filhos e usufruem de licença maternidade. II – A população negra recebe menores salários do que a população branca, mesmo com nível de escolarização equivalente. Com base nas asserções é possível concluir: A a) Se ambas asserções são verdadeiras, é possível afirmar que as mulheres negras que optam pela maternidade são duplamente penalizadas pelos preconceitos e formas de segregação no mercado de trabalho. B b) Se ambas asserções são verdadeiras, é possível concluir que as mulheres brancas que engravidam sofrem mais preconceitos que as mulheres negras que se licenciaram para maternidade. C c) Apenas a primeira asserção é verdadeira, pois brancos e negros usufruem das mesmas possibilidades de trabalho, portanto, possuem as mesmas chances de fazer carreira e atingir cargos executivos. D d) Apenas a segunda asserção é verdadeira, as mulheres do mercado de trabalho são penalizadas quando alcançam cargos executivos. E e) Ambas afirmações não se sustentam empiricamente.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
A ) Se ambas asserções são verdadeiras, é possível afirmar que as mulheres negras que optam pela maternidade são duplamente penalizadas pelos preconceitos e formas de segregação no mercado de trabalho
respondido por:
10
A alternativa A) é a correta.
As mulheres negras que optam pela maternidade são duplamente penalizadas pelos preconceitos e formas de segregação no mercado de trabalho.
As mulheres são penalizadas pelo mercado de trabalho por vários motivos, desde a escolha por profissões que pagam menos, até pelo simples fato fisiológico delas terem filhos, além do preconceito e da segregação do mercado de trabalho.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás