Questão 1/5 - Processo Eletrônico
Na obra-base da disciplina, Márcio Dumas escreve:
“Atualmente, devemos ter conhecimento em informática suficiente para promover a instalação, a configuração e a atualização de softwares, pois constantemente existe a necessidade de adequação dos computadores às configurações para o perfeito funcionamento dos sistemas de processo eletrônico, com a atualização dos programas presentes no computador ou a instalação de novos que se façam necessários.”
(DUMAS, Márcio Nicolau. Processo eletrônico. In: VENERAL, Débora Cristina (org.). Juizados especiais, processo de conhecimento e processo eletrônico. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2017.)
Acerca do conhecimento de informática descrito no trecho acima, assinale a alternativa correta de acordo com o conteúdo da disciplina:
A Os sistemas de processo eletrônico chegaram em seu estágio final, assim, basta a instalação do software uma única vez para poder utilizá-lo por anos a fio.
B Esse conhecimento é exigível em vista das constantes evoluções de hardware e software existentes, pois praticamente todos os dias surgem novas ferramentas ou atualizações.
C Caso o agente do direito não consiga instalar ou atualizar sozinho os softwares necessários, deverá chamar qualquer pessoa para o auxiliar nessa tarefa.
D Utilizar um navegador da web é uma grande dificuldade, mesmo para os nativos digitais.
E O computador é ferramenta dispensável para um agente direito.
Respostas
Resposta: B - Esse conhecimento é exigível em vista das constantes evoluções de hardware e software existentes, pois praticamente todos os dias surgem novas ferramentas ou atualizações.
Explicação:
“Atualmente, devemos ter conhecimento em informática suficiente para promover a instalação, a configuração e a atualização de softwares, pois constantemente existe a necessidade de adequação dos computadores às configurações para o perfeito funcionamento dos sistemas de processo eletrônico, com a atualização dos programas presentes no computador ou a instalação de novos que se façam necessários.
"Esse conhecimento é exigível, em vista das constantes evoluções de hardware e software existentes; praticamente todos os dias surgem novas ferramentas ou atualizações. Como os sistemas de processo eletrônico estão em constante evolução, [...] é óbvio que essas novas tecnologias serão incorporadas gradativamente aos sistemas, sendo necessárias, principalmente, a atualização de versões, o que deve ser realizado pelo profissional ou técnico de confiança, no caso de o profissional do direito ter pouco ou nenhum conhecimento da área tecnológica.”
Segundo o autor, a utilização de navegador web é tarefa simples para os nativos digitais.
(DUMAS, Márcio Nicolau. Processo eletrônico. In: VENERAL, Débora Cristina (org.). Juizados especiais, processo de conhecimento e processo eletrônico. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 331-332.)