Respostas
1) A equação química diz que para cada 2 mols de ácido fluorídrico há 1 mol de óxido de cálcio reagindo. Logo, para 3 mols de ácido fluorídrico, quantos mols de óxido de cálcio reagirão? Basta fazer uma regra de três:
Ou seja, 1,5 mols de CaO reagirão, nesse caso.
2) A equação química diz que, para cada 2 mols de hidrogênio, forma-se 1 mol de metanol (CH₃OH). Logo, para descobrir quantos mols de hidrogênio formam 2,4 mols de metanol, basta fazer regra de três novamente:
Ou seja, 4,8 mols de H₂ reagirão, nesse caso.
3) O SO₃ tem um enxofre (S = 32 u) e três oxigênios (O = 16 u); logo, sua massa molar é 80 g. O H₂SO₄ tem dois hidrogênios (H = 1), um enxofre (S = 32 u) e quatro oxigênios (O = 16 u); logo, sua massa molar é 98 g.
De acordo com a equação química, um mol de trióxido de enxofre gera um mol de ácido sulfúrico, ou seja, 80 g de enxofre geram 98 g de ácido sulfúrico. Se quisermos saber quantos gramas de ácido sulfúrico 16 g de enxofre geram, basta fazer regra de três:
Ou seja, serão produzidos 19,6 gramas de ácido sulfúrico.
4) Se o gesso é formado do calcário, podemos concluir que o gesso é o CaSO₄ e o calcário é o CaCO₃. Sabemos que as proporções molares são de um para um, de acordo com a equação química; logo, 100 g de calcário geram 136 g de gesso. Para saber quantos gramas de gesso são gerados por 400 g de calcário, então, novamente podemos fazer regra de três:
Formar-se-ão, então, 544 g de gesso, nesse caso.