• Matéria: Biologia
  • Autor: carolinafelippe4
  • Perguntado 7 anos atrás

um casal normal tem um filho afetado por uma doença autossomica dominante. considerando que a paternidade e a maternidade foram comprovadas por teste genéticos, como se explica esta ocorrência?​

Respostas

respondido por: rodrigokreutz
1

Doenças autossômicas dominantes são doenças que afetam as gerações de uma família, ou seja, doenças hereditárias que vão sendo passadas de geração em geração.

Entretanto, mesmo em famílias onde algumas gerações já foram afetadas por estas doenças, é possível encontram indivíduos que não herdam as mesmas. Isto ocorre porque cada indivíduo herda duas cópias de cada gene, uma proveniente do pai e outra da mãe.

Sendo assim, a explicação para a ocorrência deste fato é que apesar dos pais seres normais, existe uma possibilidade proveniente dos genes repassados para o filho serem genes afetados pela doença autossômica, isto é, os genes dos pais são heterozigotos, sendo assim portadores do gene da doença.

Você pode estudar mais sobre doenças autossômicas aqui mesmo no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/5101097

Bons estudos!

Perguntas similares