1. A cultura popular brasileira é permeada de contos e lendas. Uma dessas lendas é a de Iara, que é de domínio público e possui muitas variações, conhecida também como Mãe-d’água. Nesta lenda, Iara era uma índia que possuía habilidades de guerreira e uma beleza exuberante. Os irmãos tentaram matá-la, mas ela reverte a situação e os mata. O pai a castiga e a joga no rio. Quem ouve seu canto é atraído para dentro das águas e morre afogado ou enlouquece. Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Respostas
Eis as alternativas:
a) Trata-se de uma lenda com base no conhecimento empírico dos povos indígenas brasileiros.
b) Trata-se de uma lenda com base no conhecimento filosófico que questiona e reflete sobre as relações parentais.
c) Trata-se de uma lenda com base no conhecimento mítico para justificar afogamentos e suas consequências.
d) Trata-se de uma lenda com base no conhecimento científico que busca evidências para justificar as ocorrências mitológicas.
e) Trata-se de uma lenda baseada no senso comum da sociedade moderna que pretende alertar para os riscos de afogamento.
É correta a alternativa C.
O conhecimento mítico (como é o caso exemplificado pela lenda de Iara) não se baseia na observação por meio dos sentidos (o que não é refutado por relatos míticos de alguém que, em algum momento, teria se deparado com tais criaturas) e nem em um método científico.
É, antes, uma explicação tradicional para um fenômeno do mundo para o qual não temos explicação (os gregos, por exemplo, explicavam o funcionamento das marés a partir da vontade dos deuses) aceitável, de modo que criamos mitos para preencher as lacunas da compreensão.