• Matéria: Química
  • Autor: elisacortezcunha
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFPel-RS-adaptada) As formigas, principalmente as cortadeiras, apresentam uma sofisticada rede de comunicações, entre as quais a química, baseada na transmissão de sinais por meio de substâncias voláteis, chamadas feromônios, variáveis em composição, de acordo com a espécie. O feromônio de alarme é empregado, primeiramente, na orientação de ataque ao inimigo, sendo constituído, em maior proporção, pela 4-metil-heptan-3-ona, além de outros componentes secundários já identificados, tais como: heptan-2-ona, octan-3-ona, octan-3-ol e 4-metil-heptan-3-ol. (Ciência Hoje. n. 35. v. 6.)

Dê a fórmula estrutural dos compostos mencionados no texto e indique se entre eles, existe algum caso de isomeria plana.

Respostas

respondido por: bryanavs
9

Uma fórmula que pode ser aplicada é a Na heptan-3-ona, que pertence à função cetona, está presente o grupo carbonila; e no octan-3-ol, que pertence à função álcool, está presente a hidroxila.  

Vamos aos dados/resoluções:

Como sabemos que o feromônio de alarme é empregado, primeiramente, na orientação de ataque ao inimigo, sendo constituído, em maior proporção, pela 4-metil-heptan-3-ona, além de outros componentes secundários já identificados, então ;

Podemos afirmar que existe si, casos de isomeria em  4-metil-heptan-3-ona (cadeia ramificada) e octan-3-ona (cadeia normal).  

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares