• Matéria: Biologia
  • Autor: lena8550
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o fragmento da edição especial do Planeta Ciência sobre a origem e as características de fósseis encontrados no Brasil.

O Brasil tem 21 espécies de dinossauros confirmadas e batizadas. Há casos tidos como duvidosos (o Antarctosaurus brasiliensis: não se sabe dizer se era diferente ou igual a outras espécies) ou indeterminados, e já houve um “rebaixamento” – o Sacisaurus agudoensis (assim chamado porque, entre os ossos encontrados em rochas na cidade gaúcha de Agudo, havia 19 fêmures direitos, mas nenhum esquerdo), anunciado em 2006, foi reclassificado como pertencente a um grupo de répteis distinto.
As duas dezenas parecem poucas comparando com as mais de cem da Argentina, país com extensão territorial três vezes menor, que dias atrás deu oficialmente ao mundo o Dreadnoughtus schrani, gigante de 26 metros de comprimento e 60 toneladas, com 70% dos ossos descobertos na Patagônia. Há uma série de motivos, como aponta o professor e paleontólogo paulista Luiz Eduardo Anelli no livro O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil (Editora Peirópolis, 2010). Vão desde a formação geológica (por exemplo: aqui, são raras as rochas do Jurássico, período do qual são conhecidas sete espécies na Argentina) ao clima que, lá, favorece a preservação dos fósseis. O tempo de pesquisa também influi. Nossos vizinhos descreveram seu primeiro dino em 1893, 77 anos antes da primeira espécie brasileira.

Conheça os 21 dinossauros descobertos no Brasil. Disponível em:
Agora responda:
a) Como deve ser o hábito alimentar do Dreadnoughtus schrani? Justifique sua resposta com exemplos observados no módulo "Répteis - muito além do rastejar" do seu material didático.
b) Quais os principais motivos para termos até agora uma diversidade menor de dinossauros que a encontrada na Argentina?
c) Explique a relação entre o nome científico do Sacisaurus agudoensis e a particularidade de sua descoberta.

me ajudem vale 10 pontos e para amanha

Respostas

respondido por: brendaisis
21

a. O dinossauro apresentava um hábito alimentar voltado para a ingestão de vegetais. A sua altura proporcionava uma alcance muito facilitado das árvores e suas folhas.

b. A realização de pesquisas no Brasil ainda pode ser caracterizada como menor do que as realizadas em demais regiões do mundo. Entretanto, felizmente a formação de profissionais brasileiros na escavação promete modificar esse cenário.

c. O dinossauro apresenta esse nome porque foi encontrado em uma região do Rio Grande do Sul, que tem o nome de Agudo.


lena8550: obrigado...
respondido por: giovannabueno2279
12

Resposta:

a) Como essa espécie se trata de um animal gigante, ela provavelmente era um dinossauro herbívoro, como o melanossauro, o braquiossauro e o Sauroposseidon.

b) Os motivos são variados: formação geológica diferente, condições mais propícias de fossilização no clima argentino e período de estudo bem superior naquele país.

c) O Sacisaurus agudoensis foi assim chamado por apresentar apenas ossos de uma das pernas (a direita), assim como o Saci Pererê (personagem de nosso folclore), que foram encontrados na cidade de Agudo.

Explicação:

Perguntas similares