Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista, membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de trinta livros , entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários e, em 2013, foi vencedor do prêmio Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa. (Retirado da orelha do livro Contos do nascer da Terra.)
Retorne aos parágrafos 13 e 14.
a) Explique a expressão pôs-se em bicos de sonhos.
b) Quais as palavras utilizadas pelo autor para referir-se à lua? Comente o valor expressivo dessas palavras.
Respostas
Resposta:
a e b
Explicação:
a) O autor modifica a expressão “pôr-se em bicos de pés” (ou “pôr-se na ponta dos pés”). Interpretação possível: para alcançar a lua, o pai precisou fazer grande esforço, colocando-se no extremo (na ponta) da imaginação, da fantasia, do sonho.
b) A palavra astro é utilizada em sentido normal, ou seja, sem um valor expressivo especial. Já o substantivo planeta é empregado em um sentido que, em astronomia, seria incorreto, pois a Lua é um satélite; portanto, tem aqui o sentido genérico de corpo celeste não luminoso. Baloa constitui uma imagem, devido à semelhança entre a lua e um balão que flutua no ar; o autor reinventou a palavra no feminino, por referir-se à lua, tornando a imagem ainda mais expressiva. A expressão fruto do céu é também uma imagem muito sugestiva: o pai tenta colher a lua como quem colhe o fruto de uma árvore.