• Matéria: Biologia
  • Autor: oliveirameiri1
  • Perguntado 7 anos atrás

Após a leitura, você solicitou aos alunos que identificassem quais características presentes no grupo dos Amniota separava-o dos anfíbios quanto à dependência da água durante a respiração e a regulação térmica. Sendo assim, analise as considerações a seguir formuladas pelos alunos: I- Nos Amniota o tegumento já é espesso e impermeável, as trocas gasosas não são feitas mais pela pele. II- A queratinização do tegumento em Amniota permitiu a baixa permeabilidade de água. III- Uma vez que os Amniota apresentam pulmões mais desenvolvidos em função da maior demanda metabólica, a umidade na pele é requerida, assim como nos anfíbios. IV- O tegumento dos anfíbios pode apresentar anexos como escamas, penas, pelos e garras. V- A regulação térmica por meio da transição da ectotermia a endotermia ainda está presente em Amniota. Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:

Respostas

respondido por: Danas
0

A afirmativa V) é a correta.

A pele dos anfíbios é fina, e muito permeável a água e ao ar, eles, no geral, não possuem garras, nem penas, nem pelos.

Anfíbios jovens, de vida aquática, como os peixes, respiram por brânquias, sem precisar sair da água, eles trocam os gases através desses filtros e assim conseguem o oxigênio para a manutenção da vida.

Já os adultos respiram com os próprios pulmões, que são bastante simples, e da respiração cutânea, já que a respiração pulmonar deles é bastante ineficiente.

Perguntas similares