• Matéria: ENEM
  • Autor: wrdazoque0150
  • Perguntado 7 anos atrás

(ENADE 2013) A Climatologia Urbana pode ser utilizada no planejamento das cidades, sobretudo na escala de uma bacia hidrográfica.

A figura 1 apresenta as diferenças de temperatura dentro dos domínios de uma bacia hidrográfica urbana.

Figura 1. Temperatura de superfície – LANDSAT 7 (banda 6), corpo hídrico em azul.


Com o crescimento das cidades, a demanda por espaço aumenta, estimulando invasões em áreas periféricas e em zonas de preservação ambiental, sem planejamento e(ou) infraestrutura.

A figura 2 evidencia o avanço das habitações na Bacia Hidrográfica Urbana.

Figura 2. Área urbanizada dentro da bacia hidrográfica urbana.


OLIVEIRA, M.J.; VECCHIA, F.; MONTAÑO, M. Mapeamento da temperatura de superfície de pequenas bacias hidrográficas: comparação de imagens dos satélites LANDSAT 5, LANDSAT 7 e CBERS 2 no estudo de caso do Córrego da Água Quente, São Carlos, SP. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2013 (adaptado).



Considerando as figuras e as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique as causas das variações de temperatura dentro da bacia hidrográfica urbana.

b) Supondo que essa área tenha um Comitê de Bacia Hidrográfica constituído e considerando as variações de temperatura da figura 1 e o uso e ocupação do solo da figura 2, indique quais seriam as medidas mitigadoras que deveriam estar contidas no Plano de Recursos Hídricos desta bacia.

c) Evidencie quais as possíveis medidas compensatórias a serem estabelecidas nas áreas.

Respostas

respondido por: brendaisis
9

a. As mudanças climáticas são as principais responsáveis pela dinâmica de alteração na temperatura das bacias hidrográficas urbanas. Nota-se que diante dos processos que levam ao aquecimento da temperatura global, os regimes de chuva e precipitações são fortemente afetados.

b. A ocupação do solo acima deve respeitar necessariamente os aspectos ambientais da região, e por isso, deve ser composto por alternativas que previnam processos de desertificação.

c. O aumento do escoamento superficial compreende uma saída para o entrave acima citado.

Perguntas similares