Respostas
1) Para calcular a medida dos segmentos, primeiro devemos dividir a figura em 4 partes, conforme a figura em anexo.
2) Vamos calcular a medida SQ a partir do triângulo SPQ. Para calcular a medida SQ, vamos aplicar o teorema de Pitágoras que diz que o quadrado da hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto de 90° é igual ao a soma dos quadrados dos outros lados, assim:
3) Vamos calcular a medida QR a partir do triângulo SQR. Para calcular a medida QR, também vamos aplicar o teorema de Pitágoras, assim:
4) Vamos calcular as medidas PU e QU a partir do triângulo PUQ. Para calcular as medidas PU e QU, vamos aplicar a formula do sen e cos pois o triângulo PUQ apresenta todos os ângulos. O ângulo P é metade de um ângulo reto, conforme apresentado na figura, logo 90/2 = 45°. O triângulo PUQ também apresenta um ângulo reto de 90°, logo sobra outro ângulo de 45° para completar os 180° que seria a soma dos ângulos interno de todo triângulo, assim:
4.1) Agora como sabemos dois lados do triângulo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras para encontrar o valor do lado QU, assim:
5) Agora vamos calcular as medidas QT e TR a partir do triângulo TQR.Para calcular as medidas QT e TR, vamos aplicar a formula do sen e cos pois o triângulo TQR apresenta todos os angulos. O ângulo R é metade de um ângulo reto, conforme apresentado na figura, logo 90/2 = 45°. O triângulo TQR também apresenta um ângulo reto de 90°, logo sobra outro ângulo de 45° para completar os 180° que séria a soma dos ângulos internos de todo triângulo, assim:
5.1)Agora como sabemos dois lados do triângulo, podemos aplicar o teorema de Pitágoras para encontrar o valor do lado TR, assim:
6) Agora para encontrar os valores ST, TU e SU vamos analisar o segmento SQ conforme a figura em anexo, assim: