Respostas
Resposta:
Muitas áreas do mundo apresentam paisagens que em grandes extensões foram traçadas pelo poder dissolvente da água subterrânea. Tais áreas são conhecidas por mostrarem um modelado cársico ou cárstico. O termo cársico deriva do nome de uma região planáltica localizada ao longo da costa do Mar Adriático, numa área entre a Eslovénia e a Itália. Essa região caracterizada por este tipo de modelado denomina-se Karst.
Os locais mais adequados para apresentarem um modelado cársico são áreas onde os calcários estão presentes próximo da superfície por baixo de uma camada de solo.
Explicação:
O tipo de paisagem a que em geologia se chama “modelado cársico” refere-se a uma região onde a rocha predominante (pelo menos no caso do nosso país) é o calcário. Nestas regiões, a água da chuva reage com o calcário, dissolve-o e acaba por esculpir formações que podem ser de grande beleza, como as grutas, por exemplo.
O calcário, é formação das rochas sedimentares, é uma rocha constituída por calcite, um mineral que é muito susceptível a reagir quimicamente com os ácidos. Em dias de chuva, a água pode combinar-se com o dióxido de carbono da atmosfera e forma-se ácido carbónico, que acaba por tornar a água da chuva ligeiramente ácida.
A àgua à medida que vai caindo vai dissolvendo a rocha e abre fendas. Quanto mais as fendas se desenvolvem, mais fundo a água vai chegando e mais dissolve. Com o tempo, podem formar-se grutas subterrâneas e grandes poços por onde podem desaparecer rios inteiros.